● 11 mil locadoras não podem esperar a retomada das vendas de zero km
● Novos modelos de operação estão surgindo para o bem da continuidade do setor
Que a crise de insumos para a indústria automobilística ainda terá impacto por pelo menos dois a três anos, já sabemos. Agora, como setores chave da economia estão lidando com essa questão? É o caso do segmento de locação de automóveis, já castigado pelo longo isolamento social. Há, porém, iniciativas que têm mantido “em pé” as mais de 11 mil locadoras.
Terceirização
Centralizar a manutenção dos carros, a gestão de sinistros e multas, as negociações com as montadoras e etc, não é atrativo para pequenos e médios players. São ações que inflam a operação, além de exigirem especialização. Por isso, o apoio de empresas focadas nessas soluções, atuando como um hub de serviços, tem ganhado força.
Ciclo de vida
Em alguns casos, ampliar o ciclo de vida da frota atual é uma alternativa. Nesse sentido, um reforço na manutenção ou mesmo ajustes contratuais mais assertivos em carros destinados a uso severo podem ser boas alternativas.
Padronização
Mesmo locadoras focadas em assinatura de veículos premium, cujo diferencial é a personalização do modelo, encomendado conforme o interesse do cliente para um aluguel de longo prazo, estão adotando um equilíbrio desse perfil de negócio com a oferta também de uma “frota padrão” para manter disponibilidade e atender o cliente com mais velocidade.
Precificação
Em muitos casos, a precificação ainda é feita de maneira imprecisa, com base no preço de tabela dos modelos, sem considerar o impacto do ciclo de vida do automóvel. Esse tipo de problema pode ser resolvido por sistemas inovadores como o Solution4Pricing, software de precificação exclusivo para o mercado de locação e que foi lançado recentemente pela Solution4Fleet.
“A parametrização é muito rica e faz justiça à complexidade do negócio de maneira a blindar as locadoras. Mais do que isso, permite um crescimento consistente e sem sustos. Com o aumento do interesse das pessoas pelo carro como serviço, não há mais espaço para uma gestão baseada em ‘achismos”, afirma André Ricardo, CEO da Solution4Fleet. Para o executivo, quem não se profissionalizar neste cenário adverso, perderá mercado.Veja também no nosso site: https://solution4fleet.com.br/editorial/manutencao-pesadelo-ou-solucao/