Manutenção: pesadelo ou solução? Depende da sua estratégia.
Normalmente quando pensamos em manutenção, logo pensamos em arrumar algo que quebrou e isso torna a experiência sempre algo negativo. Mas isso é uma verdade?
Todo equipamento tem sua depreciação, nada dura para sempre. Algumas coisas podem até parecer que nunca vão estragar, mas na realidade tudo tem data de validade e carro não é diferente, existem diferentes partes e diferentes tempos de depreciação dentre os milhares de componentes de um veículo e a manutenção desses componentes é algo que ocorrerá em algum momento, seja por quebra, acidente, prevenção ou melhoria.
Como tornar a manutenção da sua frota algo simples, planejado, que gere economia? Essa é uma pergunta importante, pois para uma locadora, seu principal ativo é o veículo e ele precisa estar funcionando para gerar receita. Cada dia parado é um grande problema e cada manutenção não planejada é um inconveniente.
Antes de responder essa pergunta, é importante pensar nos tipos de manutenção e suas características.
Temos 3 tipos de manutenção:
- Manutenção Corretiva
Como o próprio nome diz é a manutenção que corrige um problema, defeito, quebra e etc. Esse tipo de manutenção pode funcionar de duas maneiras, uma é esperando que ocorra a falha e portanto quando já virou um problema na sua gestão, nesse momento para-se o veículo e conserta. E a outra é ao observar que o desempenho está piorado, ou seja, quando ainda não quebrou, mas já apresenta algum problema pela depreciação do componente. - Manutenção Preventiva
Esse tipo de manutenção ocorre antes do problema, ou seja, procura evitar que vire um problema.
Normalmente feita de forma periódica, esse tipo de manutenção troca componentes, avalia desgastes e procura manter o conjunto funcionando. Assim como num veículo a manutenção é feita por quilometragem. - Manutenção Preditiva
Esse tipo de manutenção começa com um monitoramento constante dos componentes e através de parâmetros de controle, caso o componente apresente alguma variação, é efetuada a manutenção.
Cada tipo de manutenção tem uma característica e numa análise mais superficial podemos dizer que: a manutenção Corretiva costuma gerar custos pela parada do equipamento de modo não planejado, a manutenção Preventiva evita o problema da anterior, mas costuma gerar gastos que podem ser desnecessários por trocas ainda não importantes antes da hora e por fim a manutenção Preditiva que é muito onerosa, pois o monitoramento constante de muitos componentes pode ser custoso para uma empresa ou não viável para alguns casos.
Mas aí você pode estar se perguntando, então não tem solução? Devo sempre esperar quebrar pra arrumar? Ou arrumar sem precisar? Ou pior, ficar conferindo a cada 5 minutos pra ver se quebrou?
Aí que entra a Manutenção Assistida!
A Manutenção Assistida chega pra dar uma opção que usa o que tem de melhor nos outros 3 tipos de manutenção e acrescenta algo que passa a ser mais valorizado a cada dia: informação/conhecimento.
A Manutenção Assistida usa dados, informações para tomada das decisões de forma mais estratégica.
Manutenção: pesadelo ou solução?: Como funciona?
Utilizando o conhecimento sobre os processos, materiais e equipamentos, somando informações de monitoramento constante de componentes estratégicos, a Manutenção Assistida utiliza todo o conhecimento para a tomada de decisão do melhor momento para a manutenção de um componente. Sempre te avisando passo a passo o que precisa ser feito. Junto com isso, também gerencia as intervenções emergenciais, como em caso de sinistros e as intervenções preventivas, como nas tradicionais manutenções por quilometragem das montadoras. Mas sem ser onerosa como a manutenção preventiva.
As estratégias de manutenção estão sempre em evolução e ao se utilizar de modos mais modernos, os processos ficam mais rápidos, simples e mais econômicos. A inteligência por trás dos dados é a arma secreta da Manutenção Assistida.
Manutenção: pesadelo ou solução?Economia?
Quer saber como isso gera economia? A resposta é simples, a gestão nem tão simples, mas o resultado é visível: você economiza ao não ter o gasto do veículo parado, ao negociar as peças que sabe que vai precisar em breve, ao manter o seu veículo funcionando por mais tempo, ao depreciar menos e aumentar o valor de venda, ao simplificar a gestão, ao acelerar os processos internos e com fornecedores e certamente ao final da cadeia de serviços: ao fazer com que a percepção do cliente final seja de que ele nunca teve problemas.
Fale com nosso time de especialistas e conte com nossa Manutenção Assistida, venha economizar com a Solution4Fleet.