Enchetes no Rio Grande do Sul: Além de causar mortes em todo o estado do Rio Grande do Sul, as enchentes também estão causando impactos negativos na produção de carros em montadoras de veículos do Brasil.
Enchetes no Rio Grande do Sul: As recentes enchentes no Rio Grande do Sul têm um impacto significativo na produção de carros no Brasil. A região sul é uma importante base para montadoras, e esses eventos têm provocado sérios resultados no mercado automotivo, afetando diretamente as marcas do Grupo Stellantis, como General Motors, Toyota e Fiat, que possuem fábricas nas cidades que mais foram afetadas no estado.
Fechada desde 6 de Maio, a GM possui uma fábrica em Gravataí que precisou fechar as portas temporariamente para preservar a vida e saúde dos seus funcionários, pois a enchente tomou conta de boa parte da planta do local. A unidade de Gravataí produz os modelos Chevrolet Onix e Onix Plus, dois dos carros mais vendidos no mercado brasileiro e que até o presente momento estão sem previsão de produção.
Além de danos nas estruturas das empresas onde são feitas as produções, estradas inundadas também acabam dificultando o transporte de peças e veículos acabados. Além disso, as inundações podem prejudicar as plantações de matérias-primas usadas na fabricação de carros, como o aço e o plástico.
Em suma, as enchentes no RS não só agravam as dificuldades físicas e biológicas das vítimas, mas também desafiam a parte econômica e logísticas do mercado automotivo, que precisam adaptar-se rapidamente para superar esses obstáculos e garantir a continuidade de seus negócios.
fonte:https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2024/05/10/vai-faltar-carro-enchente-no-rs-afeta-producao-de-onix-e-outros-veiculos.htm