Cada vez mais os consumidores têm visto os veículos como um serviço a ser desfrutado e não um bem que pode paralisar recursos financeiros enquanto gera gastos com manutenção, documentação, revisão e seguro. Nesse cenário, abre-se muitas oportunidades para locadoras de veículos de diferentes modalidades.Para se destacar nesse mercado, porém, é muito importante que os estabelecimentos não cometam 7 erros que levam locadoras de veículos a terem prejuízos por André Ricardo Vieira, CEO da Solution4Fleet:
1. Não ter a tecnologia como aliada
O sistema adotado pela maioria das locadoras é bom, mas muitos são antigos. Além disso, é primordial que essa plataforma seja conectada a um aplicativo de celular. Assim, o gestor da frota poderá, por exemplo, regular os orçamentos a qualquer hora e de qualquer lugar, enquanto os clientes poderão ter fácil acesso à locadora, além de consultar informações relevantes, como quilometragem percorrida ou localização da oficina mais próxima.
2. Não oferecer um serviço diferenciado
Principalmente no caso de aluguéis por um tempo estendido, muitos usuários de veículos valorizam o serviço de concierge, aquele que conta com uma equipe dedicada para o trabalho de leva e traz nos casos de manutenção, revisão ou reparo do automóvel.
3. Não otimizar os custos
O lucro de um negócio também se faz com economia. Nesse sentido, considere contratar um serviço compartilhado de 0800 e de assistência 24 horas, que, em geral, são atividades caras, muito necessárias e que podem ser barateadas por meio do compartilhamento da contratação com outras locadoras. Nesse quesito, vale, inclusive, ter um parceiro especializado em gestão de multas, reduzir impostos do negócio de maneira legal junto aos órgãos competentes e ter acesso ao seguro dos carros com melhor custo-benefício e melhores condições e taxas na aquisição dos veículos da frota.
4. Ter uma precificação ineficiente
O preço de uma locação deve levar em conta diferentes fatores, entre eles as taxas de juros cobradas na aquisição do bem, a natural depreciação do automóvel e os custos de manutenção, documentação, seguro e multas, além da lucratividade mínima que preserve a saúde financeira do negócio. Aqui, a recomendação é manter um processo automatizado e personalizável, como o oferecido pela solução S4F Pricing, para saber quanto cobrar de cada cliente, longe de possíveis falhas humanas ou operacionais
5. Não dimensionar corretamente a equipe fixa
Para não ter que lidar com demissões ou admissões devido ao redimensionamento do negócio em momentos de sazonalidade, considere contratar um parceiro externo dedicado ao agendamento de manutenções dos veículos, à regulação de orçamentos, ao input de dados e notas fiscais no sistema. Na contratação desse serviço, uma dica é fechar um acordo de pagamento do serviço por veículo. Dessa forma, o risco para o negócio será reduzido, diante de uma possível diminuição do faturamento.
6. Não estabelecer parcerias estratégicas com outras locadoras
No mercado de locação de veículos é comum a iniciativa de sublocação. Se esse é o caso do seu negócio, procure firmar acordos que beneficiem todos os envolvidos, inclusive, oferecendo melhores descontos e preços para os parceiros mais assíduos.
7. Não analisar o crédito do cliente
É muito importante verificar se uma pessoa ou empresa tem capacidade financeira de arcar com os custos do serviço da sua empresa e quais são os riscos dessa negociação para o seu negócio. Essa análise junto ao Serasa, SPC ou Boa Vista pode ser feita por sua equipe interna ou por um parceiro especializado.
“Todos os fatores listados podem parecer óbvios em um primeiro momento. Mas, acredite, na correria do dia a dia, muitos desses pontos acabam passando despercebidos ou sendo mal geridos pelas locadoras. No longo prazo, os prejuízos acumulados podem comprometer e muito a rentabilidade do negócio”, explica André Ricardo, nosso CEO.