A sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante na sociedade moderna, e com a crescente preocupação sobre as mudanças climáticas, a transição para meios de transporte mais ecológicos é indiscutível.
Os veículos elétricos (VE) e híbridos desenvolvem um papel crucial quando o tema é sustentabilidade. Esses veículos oferecem uma alternativa mais limpa aos carros movidos a combustíveis fósseis.
Veículos elétricos x veículos híbridos
Os VEs funcionam com baterias recarregáveis, eliminando as emissões de carbono durante o trajeto. A bateria do carro pode ser carregada em uma tomada residencial comum de 220V (aterrada) e a recarga dura, em média, 10 horas.
Enquanto isso, os híbridos usam motor de energia elétrica para intensificar a performance do veículo e diminuir a emissão de gases CO2. O modelo híbrido também não precisa de paradas para recargas, e sua manutenção é muito semelhante à de carros mais comuns. Além disso, combinam motores elétricos e a combustão interna, reduzindo significativamente o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.
Vantagens dos veículos verdes
Esses carros ajudam não apenas o meio ambiente, mas também auxiliam na economia de custos a longo prazo com combustíveis, por exemplo, mesmo que o valor desse tipo de veículo seja alto, você acaba economizando, pensando que o custo por KM rodado é bem menor. Além disso, em alguns estados do país está funcionando a redução de IPVA para os modelos e, em alguns casos, até a isenção do imposto (segundo site Quatrorodas).
As empresas do setor automotivo estão inovando para aumentar a autonomia e melhorar o desempenho dos veículos verdes. Essa mudança está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo um futuro mais verde para todos.