Nano locação ou assinatura de carros – qual vale mais a pena para você?
Nano locação ou assinatura de carros – qual vale mais a pena para você?
Diferentes modelos de locação se apresentam como boas alternativas para aqueles consumidores que preferem o uso a posse de bens e serviços
A relação entre a posse e o uso de um determinado bem vem se tornando cada vez mais habitual nos dias de hoje. O serviço de assinatura, por exemplo, que antes era popularmente conhecido para os serviços de jornais e revistas, vem expandindo sua atuação para os famosos streamings de vídeo, música e até mesmo carros agora entram no modelo.
E nesse novo cenário que montadoras e locadoras de veículos apostam nesse cenário, segundo a ABLA ( Associação Brasileira das Locadoras de Veículos), já conta com mais de 160 mil veículos alugados em 2023.
Diante desse cenário, outras empresas também apresentam outras soluções para questões de mobilidade. Como é o caso da locação por hora ou nano locação.
Vamos conferir as características de cada um desses modelos que estão movimentando o mercado de locação.
Nano locação
Esse serviço permite que o usuário alugue um carro por um período curto, de uma hora, por exemplo, ou pelo tempo necessário do seu trajeto.
Com a nano locação, o usuário escolhe através de um aplicativo, o veículo que deseja, escolhe o tempo que deseja ficar com ele, e finalizando a “compra” se locomove até o local mais próximo para retirar o carro e na hora de devolver, basta estacionar em algum ponto estabelecido pela ferramenta.
Para quem procura por praticidade, rapidez e sem precisar arcar com custos de se ter um carro, esse modelo é extremamente funcional. Além disso, a nano locação tem um ponto forte que é a flexibilidade, que permite aos usuários deixarem o carro em qualquer ponto dentro da área delimitada pela empresa, que inclui vagas na rua e estacionamentos parceiros.
Mas, para aquele que gosta de liberdade e sem precisar compartilhar o veículo com outros motoristas, talvez esse modelo não seja a melhor opção. Com a nano locação você tem um custo por uso, disponibilidade limitada e possíveis taxas adicionais, o que acaba sendo uma barreira para quem sonha com a sua liberdade de ir para qualquer lugar sem se preocupar com horário.
Assinatura de carros
A assinatura de veículos funciona a partir de um contrato, e em sua maioria as empresas oferecem veículos zero quilômetro. Neste modelo o usuário precisa obrigatoriamente definir
alguns pontos para configurar sua assinatura de acordo com sua necessidade. Geralmente as empresas oferecem alguns períodos como por exemplo 12, 18, ou 24 meses, para determinar o tempo que o cliente irá ficar com o veículo, além de uma franquia de quilometragem para indicar o quanto ele pretende rodar por mês, por exemplo, 1000, 2000 ou 3000 km mensais, vale ressaltar que toda essa configuração interfere no valor final do contrato.
O carro por assinatura trás alguns benefícios, além de ter um custo menor do que ter o próprio veículo, principalmente quando comparamos com a compra financiada de um carro zero. Nesse modelo de assinatura, o condutor não precisa se preocupar com despesas convencionais como seguro, IPVA, documentações e depreciação do veículo, pois tudo isso já está no valor da mensalidade do cliente.. Além do cliente contar com um serviço de assistência 24h, o que trás muito mais segurança e comodidade.
Quando comparo a compra de veículos, a assinatura ainda apresenta uma série de vantagens, como a possibilidade de empregar o dinheiro que seria gasto em uma entrada no processo de compra convencional, em um investimento em educação ou lazer por exemplo, fica a critério do cliente como ele irá utilizar esses benefícios.
O mercado de mobilidade tem sofrido mudanças, e isso se deve por conta do comportamento dos consumidores, que tem mudado o olhar com relação a como se locomovem .
Como podemos ver hoje já existem diferentes formas de locação, como a assinatura e nano locação. Ambas apresentam grandes vantagens, é que no final do dia quem ganha é o consumidor que de acordo com a necessidade consegue optar pelo modelo que faz mais sentido para sua realidade.
Vale lembrar!